10 dicas para fazer um empréstimo consignado.

Image

Na hora do aperto muitas vezes o consumidor é obrigado a recorrer aos empréstimos consignados. Contudo, por diversos fatores não observa os cuidados mínimos necessários para uma realizar um bom negócio e uma contratação segura. Para isso elaboramos algumas dicas que poderão evitar muita dor de cabeça e prejuízos no futuro:

1 – Lembre-se sempre: Você precisa do Banco, mas ele também precisa de você!!! Valorize o fato de que o Banco busca consumidores que tenham condições de fazer empréstimos consignados devido ao baixo risco de inadimplência.

2 – Faça uma pesquisa no mercado. A concorrência entre os Bancos é grande e com um pouco de paciência você pode conseguir uma condição muito melhor do que a primeira oferta que você recebeu.

3 – Se for realizar o empréstimo através de um correspondente, certifique-se que ele é autorizado pelo Banco.

4 – Desconfie de negócios e promessas mirabolantes que prometem muito dinheiro com baixo número e valor de parcelas.

5- Leia o contrato antes de assinar. Pergunte. Questione. Reclame. Não tenha vergonha. Você não é obrigado a aceitar tudo o que lhe é imposto, principalmente o pagamento de taxas abusivas. Afinal de contas, quem vai pagar todo mês é você e não a pessoa que te vendeu o empréstimo.

6 – Nunca assine contratos em branco. Eles podem ser preenchidos posteriormente com valores e condições que você não contratou.

7 – Cuidado com a quantidade de folhas que você assina. Na maioria das vezes os contratos dos Bancos têm no máximo 03 páginas. Uma dica: além de assinar ou rubricar cada página, coloque também a data do dia. Isso irá dificultar a utilização destes documentos por pessoas mal intencionadas.

8- Exija uma cópia do contrato no ato da contratação. É seu direito conhecer exatamente todos os termos e condições do seu empréstimo.

9- Assim que receber seu empréstimo, tire e guarde o extrato bancário que mostre exatamente o valor que o Banco depositou para você.

10 – Se você recebeu um valor menor do que lhe foi prometido ou parcelas de maior valor ou quantidade, procure imediatamente o Banco e/ou o correspondente para reclamar. Quanto mais tempo você demorar em tomar as providências, mais difícil será provar e resolver o problema.

Estas dicas também valem qualquer modalidade de empréstimo, recompras e refinanciamentos.

Caso você tenha algum problema com o seu empréstimo ou queira contestar o pagamento de juros exorbitantes e taxas abusivas, entre em contato para agendar uma consulta sem compromisso.

Edson Augusto Ferreira Alcântara

OAB/MG 97.650